segunda-feira, 31 de março de 2014

Sebrae e Associação Comercial de Pinheiro discutem implantação de cooperativa de crédito na Baixada


Segundo consultor do Sebrae, a implantação de uma cooperativa de crédito  em uma cidade ou região é um divisor de águas para a economia local

 
Representantes das associações comerciais de Pinheiro, Santa Helena, Turiaço e empresários da região estiveram reunidos em palestra promovida pelo Sebrae e pela Associação Comercial e Industrial de Pinheiro (ACIP) no dia 25, que buscou levar ao conhecimento da classe empresarial da região as vantagens da implantação de uma cooperativa de crédito para empresas na Baixada Maranhense.

Estiveram presentes, a gerente da regional do Sebrae em Pinheiro, Rosa Amélia Borges; o empresário Lauro Cordeiro, representando a Associação Comercial de Pinheiro; Isaval Vasquis, representando a ACIP, dentre outros empresários da região.

A palestra de sensibilização, ministrada pelo consultor do Sebrae Wanderson Vasconcelos, intitulada “Cooperativa de Crédito”, buscou esclarecer como funciona uma associação autônoma de pessoas que se unem voluntariamente para oferecer – a pessoas física e jurídicas – produtos e serviços bancários sem burocracia e com taxas de juros e tarifas inferiores às praticadas pela rede bancária.

Vasconcelos destacou que, para o empresário se associar à cooperativa, é necessário entrar com uma parcela de recursos, denominada “Quota Parte”, que é exatamente a parcela de recursos que se investe para participar da cooperativa, formando assim o seu capital social. A soma de sua cota com a de todos os demais associados, forma o capital social da cooperativa.

Todos os presentes participaram de um amplo debate, tirando dúvidas com o consultor, que ressaltou que a criação de uma cooperativa em uma cidade ou região é um divisor de águas para a economia local.

Os empresários presentes, motivados pelas explanação do palestrante, decidiram mobilizar empresários para participar dos próximos encontros que acontecerão em outros municípios da Baixada, ficando para serem agendadas junto a ACIP, que está coordenando o projeto e fará a mobilização dos próximos eventos.


                                        Vanda Pereira
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário