quinta-feira, 8 de maio de 2014

Produtores de farinha de mandioca são capacitados na Baixada Maranhense

Capacitação em boas práticas na produção da farinha é uma iniciativa do Sebrae, através do projeto Território da Cidadania da Baixada Ocidental


Um grupo de 18 produtores rurais dos povoados Bacuri e Mundico – distantes comunidades rurais integrantes do município de Santa Helena, na Baixada Maranhense – receberam, pela primeira vez, a capacitação Melhoramento da Produção de Farinha de Mandioca, para implantação de boas práticas na produção de um dos alimentos mais populares do estado, numa promoção do Sebrae Maranhão. O curso de boas práticas na produção da farinha de mandioca teve início na segunda-feira (5), seguindo até sexta, dia 9.
O curso para melhoramento da produção de farinha de mandioca, é fruto de uma parceria entre a unidade regional do Sebrae em Pinheiro e a Prefeitura Municipal de Santa Helena. A ação é resultado das articulações do Agentes de Desenvolvimento Local que atuam no município e que foram capacitados pelo Sebrae. 


A gerente do Sebrae em Pinheiro, Rosa Amélia Borges, junto ao prefeito João Jorge Lobato e ao consultor Nelson Aguiar, durante abertura dos trabalhos.
Na abertura dos trabalhos, o prefeito João Jorge Lobato falou aos produtores sobre a importância da capacitação e dos novos conhecimentos trazidos para a região pelo Sebrae. “Todos que atuam nesta produção local devem se capacitar e procurar melhorar a produção da farinha da região. Agradeço à iniciativa do Sebrae pela parceria e a contribuição que tem dado ao município, através da realização de ações que tem contribuído na melhoria da realidade econômica de Santa Helena”, assinalou  o gestor.

O consultor do Sebrae Nelson Aguiar, que está ministrando a capacitação, vai ensinar as técnicas utilizadas para a fabricação da farinha tipo ova, desde a escolha do modelo da peneira, o tempo certo para a mandioca amadurecer, o ponto certo da massa, dentre outras fases da atividade. Tudo para que os agricultores possam alcançar maior qualidade no seu produto e, com isso, aumentar a sua renda familiar. Ele deve tratar ainda de aspectos gerais da cadeia produtiva da mandioca no Brasil, dos sistemas de produção, do manejo e conservação do solo, dos múltiplos usos da mandioca na alimentação humana, entre outros temas.

O produtor José Aderaldo, morador da comunidade, acredita que o curso vai ajudar o grupo a produzir melhor. “Vai ser importante para mim, porque minha produção não tem a qualidade ideal. A partir do curso, espero não somente eu, mas toda a comunidade, a vender melhor nosso produto”, observou Aderaldo.

O Curso Melhoramento da Produção de Farinha de Mandioca encerra em Santa Helena na próxima sexta-feira, dia 9. Em Porto Rico, o mesmo curso acontecerá no período de 19 a 23 deste mês; e no município de Serrano, no período de 26 a 30 de maio.

Vanda Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário