sexta-feira, 9 de maio de 2014

Cooperativismo de Crédito é discutido em diversas cidades da Baixada

   Iniciativa que recebe apoio do Sebrae é considerada um divisor de águas para a economia local de qualquer região

Representantes das associações comerciais das cidades de Pinheiro, Santa Helena, Turiaçu, São Bento e São Vicente Ferrer – na Baixada Maranhense – em conjunto com o Sebrae, desenvolvem ação itinerante onde promovem uma série de palestras e debates, levando ao conhecimento da classe empresarial, as vantagens da implantação de uma cooperativa de crédito para empresas que atuam na região.
 
Acompanham as atividades, a gerente da regional do Sebrae em Pinheiro, Rosa Amélia Borges; o gestor do Projeto de Desenvolvimento, Comércio e Serviços na Baixada, Tiago Abreu;  os empresários Izaval Diniz e Lauro Cordeiro, representando a Associação Comercial de Pinheiro (ACIP); dentre outros empresários representando cada município envolvido na ação.
As palestras, ministradas pelo consultor do Sebrae Wanderson Vasconcelos, intitulada “Cooperativa de Crédito”, esclarece como funciona uma associação autônoma de pessoas que se unem voluntariamente para oferecer – a pessoas física e jurídicas – produtos e serviços bancários sem burocracia e com taxas de juros e tarifas inferiores às praticadas pela rede bancária. Pinheiro, Santa Helena, Turiaçu, São Bento e São Vicente Ferrer já receberam a ação.
Vasconcelos destaca que, para o empresário se associar à cooperativa é necessário entrar com uma parcela de recursos, denominada “Quota Parte”, que é exatamente a parcela de recursos que o empresário investe para participar da cooperativa, e formar a sua capital social. “A soma de sua cota com a de todos os demais associados, forma o capital social da cooperativa”, explica o consultor.
Todos os empresários participaram de um amplo debate, tirando dúvidas com o consultor, que ressalta que a criação de uma cooperativa em uma cidade ou região é um divisor de águas para a economia local. Motivados pelas explanações do palestrante, alguns empresários locais já se mobilizam, junto a outros empreendedores, para participar dos próximos encontros que estão marcados em municípios diversos da Baixada.

Uma vasta agenda está sendo cumprida pelo SEBRAE e ACIP, com o objetivo de colher resultados positivos a médio prazo e que venham fortalecer a economia regional através da implantação de uma cooperativa de crédito na região.


Vanda Pereira

Unidade de Marketing e Comunicação

Regional do SEBRAE em Pinheiro - Ma

Contatos: (98) 8118 0106

Sebrae - Pinheiro-Ma- (98) 3381- 2711

2 comentários:

  1. PARABÉNS PELO BELO BLOG. E PELO BELO TRABALHO JUNTO A ESSA CONSTITUIÇÃO SEBRAE
    ABRAÇO WILLIAN REDONDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querido Willian Redondo. Suas palavras são motivadoras. Bjo no coração.

      Excluir